A CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais nasceu a 11 de março de 1976 para dar resposta às necessidades educativas de crianças e jovens com deficiência intelectual e incapacidades que nessa altura viam o seu acesso à educação comprometido.
Nessa perspetiva, um grupo de pais, técnicos e outras pessoas interessadas, empenharam-se em criar a CERCICA, uma Instituição de Solidariedade Social, com carácter complementar, na educação e reabilitação social, em relação ao Estado.
O crescimento posterior da CERCICA, e consequente desenvolvimento de novos serviços, baseou-se na evolução das necessidades manifestadas pelos seus clientes procurando acompanhá-los no seu crescimento e ao longo do seu ciclo de vida, proporcionando-lhes novos desafios e atividades promotoras de inclusão nas áreas de Educação, Formação e Emprego, Atividades Ocupacionais, Atividades Desportivas e Lúdico-Recreativas, Apoio Domiciliário e Residencial, entre outras.
MISSÃO:
A CERCICA existe como centro de referência para promover, de forma sustentada e num contexto profissional de excelência, a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades, posicionando-se como parceiro estratégico e nuclear para as famílias, entidades públicas, empregadores e outros atores sociais.
VISÃO:
Ser uma instituição de referência, no âmbito da habilitação e capacitação das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades, na criação de oportunidades inclusivas para o exercício autónomo de uma plena cidadania.
VALORES:
Humanidade e Integridade
Humanizar a prestação de cuidados profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas num quadros de dignidade humana, reconhecendo e valorizando necessidades, expetativas e potenciais dos clientes, famílias e colaboradores.
Cidadania e Participação
Potenciar a auto-determinação da pessoas com deficiência e/ou incapacidade com vista a uma plena e efetiva participação na sociedade em condições de igualdade, sensibilizando a comunidade para o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
Transparência e Cooperação
Fomentar o envolvimento responsável e a comunicação clara com todas as partes interessadas, na perpectiva de privilegiar a co-responsabilização na implementação de soluções inclusivas com impacto na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidade
Inovação e Empreendedorismo
Ousar concretizar projetos inovadores, em parceria e de forma sustentada, fundamentados nas necessidades atuais e futuras das partes interessadas, através do envolvimento, participação e reflexão crítica conjunta das nossas práticas e resultados.